O inglês é uma das línguas mais faladas e influentes do mundo, sendo utilizada em uma variedade de contextos e culturas. Suas origens, evolução e peculiaridades oferecem uma série de curiosidades interessantes. Nesta lista de 10 curiosidades sobre o inglês, exploraremos fatos fascinantes que revelam a riqueza e a complexidade dessa língua globalmente reconhecida.
 


 

1. O inglês é uma mistura de alemão antigo, nórdico antigo e da língua anglo-normanda. O idioma como o conhecemos – chamado de “inglês moderno”- só apareceu no século XIV.

2. A letra mais comum em inglês é o ‘E’ – ele representa 11% do que se escreve no idioma. Agora, a letra com que mais palavras começam é o ‘S’.

3.Um erro de impressão criou a palavra dord numa edição de dicionário que circulou de 1932 a 1940. A palavra não quer dizer nada, foi publicada por engano e ficou conhecida como ghost word (palavra fantasma).

4. Inglês é o idioma oficial do céu: não importa o país que você está sobrevoando, todo piloto deve falar inglês em voos internacionais.

5. Uma das palavras mais antigas em inglês é também a mais curta: I (eu).

6. A flor daisy (margarida) tem esse nome porque deriva do inglês antigo para day’s eye (olho do dia).

7. Shakespeare inventou diversas palavras em inglês – muitas delas dicionarizadas e ainda usadas. Porém, em “Antônio e Cleópatra”, ele usou a palavra armgaunt que, até hoje, ninguém tem certeza do que significa.

8. Pangrama ou pantograma é uma frase que usa todas as letras do alfabeto de determinado idioma. Em inglês, o pangrama mais conhecido é: The quick brown fox jumps over the lazy dog. Ele é usado para testar teclados.

9. Existem palavras compostas em inglês, as compounds – duas palavras que, juntas, formam um terceiro significado completamente diferente. Mas ainda há as blends, que são palavras misturadas – tanto na forma quanto no significado. Um exemplo famoso é brunch, que mistura breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).

10. A cor laranja não tinha nome em inglês. O nome da cor, orange, só apareceu por volta de 1540, embora a palavra já existisse para se referir à fruta.