A França, país conhecido por sua rica história, cultura vibrante e estilo de vida refinado, guarda muitas curiosidades fascinantes sobre seu povo. Desde sua renomada gastronomia até sua influência na moda mundial, os franceses têm uma série de peculiaridades que os tornam únicos. Neste artigo, exploraremos 10 curiosidades sobre os franceses que certamente irão surpreendê-lo e encantá-lo.



1. Na França as pessoas costumam sair de casa muito cedo, aos 18 ou 19 anos, quando vão para universidade. Isso é muito bom por um lado, pois ganham independência muito cedo. Porém, é visível o distanciamento que existe entre as famílias, que são menos ligadas e menos afetivas.

2. Os franceses desconhecem a nossa receita do pão francês. O pão que todos conhecem é a baguette!

3. Os franceses fumam muito! É bem normal ver jovens de 15 e 16 anos fumando durante o intervalo da escola. Na universidade também, durante os intervalos. É até estranho quando saímos com um grupo e de repente todos decidem fumar, quem não fuma acaba ficando de fora do momento "confraternização".

4. Para entrar em uma boate na França é preciso estar muito bem vestido, de preferência não estar em um grupo grande e homem só entra acompanhado de mulher. Os seguranças podem simplesmente barrar alguém, não importando se essa pessoa está com amigos e será o único excluído.

5. O transporte público funciona muito bem, pelo menos nas grandes cidades. Os pontos de ônibus têm um painel informando quanto tempo falta de espera. Os metrôs e trens funcionam muito bem, exceto se acontece algum acidente (quando alguém se joga nos trilhos).

6. Muitas pessoas preferem ir ao trabalho de bicicleta, assim fazem um pouco de esporte e ainda evita a poluição saindo de carro ou de transporte público.

7. A maioria dos franceses acham que os brasileiros falam brésilien ou espanhol e sãos os portugueses que falam português.

8. Os franceses são muito educados com as palavras e não com os gestos. falam pardon no metrô mas já chegam empurrando.

9. Os franceses são muito fechados. É muito difícil entrar em um grupo de amigos que se conhecem depois de 10 ou 20 anos. Eles não costumam "misturar" pessoas que acabaram de conhecer com os velhos amigos. Com exceção apenas das namoradas.

10. Paris fica praticamente vazia em agosto, pois quase todo mundo tira férias e viaja. Ótima dica para quem quer visitar a cidade sem a agitação normal do cotidiano.